Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Região Sul do Brasil - Conheça mais sobre essa Região


Olá novamente pessoal,estou aqui mais uma vez,postando um novo Trabalho Escolar sobre a Região Sul.Foi um Trabalho da disciplina de Artes,e que me deu muito trabalho,pois achei pouco ao respeito desse assunto.Então,para ajudá-los,decidi postar aqui.Assim evitaria,de vocês,caros eleitores,tempo e dinheiro(porque o PC consome energia,e isso é dinheiro).
Mas voltando ao Trabalho.
Região Sul:

                                                                   Culinária
  • ·         Chico Balanceado;
  • ·         Churrasco;
    ·         Café Colonial;
    ·         Chico Balanceado;


          E pra ficar mais prático,coloquei as receitas,bem como perceberam,são todas bem fáceis de fazer,e por isso,não coloquei alguma,porque sei que todos sabem fazer como o Churrasco.





    Receita do Café Colinial-Bem fácil de fazer
Agora vamos saber quais as LENDAS da Região Sul e depois vou está falando sobre cada uma:

                                                        Lendas


·        -- Saci
  -        --  Curupira
·         --Boiatará ou Boitatá
                                
                          
                                                                            Saci
      Surgiu no Sul do Brasil ,porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma. 
     O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
     Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. 



Curupira
O curupira é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores. Para proteger os animais, o curupira usa mil artimanhas, procurando sempre iludir e confundir os caçadores, utilizando gritos, assobios e gemidos, fazendo com que o caçador pense que está atrás de um animal e vá atrás do Curupira, e este faz com que o caçador se perca na floresta. Ao aproximar uma tempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, ele vê se elas estão fortes para aguentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo vento, ele avisa a bicharada para não chegar perto. 


                                                              Boitará ou Boitatá

Numa lenda do sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.


E para finalizar este Trabalho Escolar.,vem o último tópico,que são as danças:

Danças

·         Fandango
·         Pau-de-fitas
·         Veneirão
·         Pezinho


E vou colocar aqui,os links dos vídeos no youtube caso vocês queiram dançar como demostração na Sala de Aula,como eu e minhas amigas fizemos,todos gostaram e foi muito legal conhecer outra cultura.
             
                                          Fandango


                                     Pau-de -Fitas(é mais dificl dançar)
   
                                          Veneirão
  
                                           Pezinho




Minha dica de como seu Trabalho Escolar pode ficar melhor ainda:

                        Bom pessoal,pra fazer um trabalho que todos gostem,é preciso suar a Camisa,e uma dica pra seu Trabalho Escolar levar a nota máxima,é fazer,no caso desse trabalho,as comidas (por isso coloquei as receitas) e desenhar,mesmo,á mão,os desenhos das lendas,no cartaz,é lindo e deixa o trabalho bem legal e manual.Já em relação as danças,fica a dica pra baicarem as musicas e colocar na hora pra vocês dançarem.Fizemos desse modo,e a professora é bem rígida,queria um Trabalho Escolar perfeito!Ela 'adooorou' o nosso,Nossa máxima a nós.


Qualquer dúvida nos "passo a passo" entrem em contato comigo,ou podem deixar um comentário,sua crítica.  

                                  email:alynesousa1998@hotmail.com  
            

4 comentários:

Sua opinião,sua crítica: