Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Equação do 2° Grau-Uma forma fácil de aprender e tirando suas dúvidas.

Bom,vou explicar aqui,uma forma básica,bem fácil mesmo de aprender a Equação do 2° Grau e descobrir a diferença dela pra outras:

1°-A diferença da equação do 2° grau para a da 1° ou a da terceira por exemplo é tanto de raiz,ou seja,1° grau = 1 raiz ;2°grau = 2 raizes ;3°=3 raizes e assim por diante.

       Mas o que são raízes ?

Raiz ou raizes são resultado de uma equação,como eu expliquei,dependendo do grau da equação(1° grau,2° grau...)ou seja,numa equação do 2° grau,ela vai ter então dois resultados,ou seja,duas respostas.Numa equação do 1° grau por exemplo,vai ter só uma resposta ;e assim por diante. Por exemplo:

      3² + 1 = 10

 Essa equação é do 2° grau pois o expoente em cima do 3 (²) é o 2,indicando assim a equação.Veja outro exemplo:

     3 + x = 13

 Percebemos então que o 3 não tem nenhum expoente,mas na verdade ele tem,que é o ¹,mas sabemos que todo número elevado a ¹ é igual a ele mesmo,então essa equação é classificada como equação do 1° grau,pois só tem um resultado.

     Como faço para resolver uma equação ?

Existem orações que tem só informação de alguns termos,por exemplo,informação do valor A e do valor B mas sem nós saber o valor do termo C.Já outras com informação de todos os termos,por exemplo,valor do A do B e do C.Concluímos então que existem equações completas e incompletas,como no exemplo a seguir:

      2x²-8 = 0
   
        2x² = 0+ 8
        2x² = 8
        x²=8/2
        x²=4
        x= √¯ 4
        x= 4
 Vemos então que essa é uma equação do 2° grau e ela é incompleta pois só tem os valor do A (2X²) e o valor  do C (-8).Vc deve está se perguntando:como vou saber os valores da letrinha que devem ter numa equação do 2° grau? É simples.Saiba que tem sempre o valo de três termos,que podemos chama-los de A,B e C .O valor de A tem que ser sempre um número multiplicado por qualquer e elevado ao quadrado,ou seja,vamos chamar esse número de X e o número multiplicado,que pode ser qualquer número,vamos chamar de Q,ou seja,o termo A vai ter que sempre ter esse modelo : Qx².Já o termo B tem que ter este modelo,sempre,lembrando que o Q vai ter que está sempre com ele,pois ele vai ser qualquer numero multiplicado,então fica Qx,ou seja,um numero qualquer vezes X.Agora o valor do termo C pode ser qualquer número,pode ser também negativo ou positivo.
 Agora vamos ver outro exemplo:

       9x² - 30x + 25 = 0
 Neste exemplo,temos  o valor do A (9x²) o valor do B (-30x) e o valor do C (25), fazemos então por parte por uma formula, que é isso que vcs tem q aprender,a formula Bhaskara,que é uma formula de resolver equações do 2° completa ou seja ,com todos aqueles valores(A B e C) ou não, pode aparecer por exemplo 2x² + 5 = 0, nesse caso eu tenho só o valor de A(o numero q tá com o X ao quadrado) e C(que tá sem o X), ou então vai faltar o valor de C, nesse caso vcs podem rsolver como uma questão normal,ogando o 5 pro outro lado. Mas vamos ao q interessa, vamos a equação do 2° grau completa.

A primeira  fórmula é essa : descobrir o delta !!
 Δ= b²-4ac
   
Sabemos que os valores da nossa equação é A=9  B=-30   C=25  OBS - COLOQUEI SÓ O VALOR,RETIREI O X,ENTÃO FAZEMOS ASSIM:

  Δ=-30²-4.9.25
  Δ=900- 900
  Δ=0

Aí vem a segunda parte da fómula que é

  x=(-b ±√¯Δ) /2.a

Então resolvemos:

  x = 30 ±√¯0 / 18

Então fica o valor das duas raízes,ou seja,os dois resultado que vamos chama-los de X 1  e de  X  2
ENTÃO FICA:


          X 1 = 30 + 0 / 18 = 30/18 = 1,66666666     X 1 = 1,66666666

          X 2 = 30 - 0 / 18  = 30/18 = 1,66666666     X 2 = 1,66666666

ALGUMAS VEZES O RESULTADO VAI SER IGUAL,MAS SEMPRE LEMBRANDO QUE NA DO 2° GRAU VAI SEMPRE TER DUAS RAIZES, DOIS RESULTADOS, MESMO QUE POR COINCIDÊNCIA SEJAM IGUAIS.



Qualquer dúvida só colocar aqui no comentário.
Obrigada e boa sorte, espero que tenha entendido.
       
         


18 comentários:

  1. Gostei muito da sua iniciativa de criar um blog,parabens,aprendi muito,principalemnte essa matematica,que eu taqva doida como ia aprender e vc simplesmente me explicou e eu aprendi....parabéns viu

    ResponderExcluir
  2. Nossa velho vc é foda finalmente aprendi esse demonio :) se vc for professor seus alunos tem muita sorte!

    ResponderExcluir
  3. ameiii, muitoo entre no seu msn!!! pra poder me dar mas dicas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, me ajudou bastante, obrigado pelas dicas! :D

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua explicação min adicione no facebook por favor pra eu tirar mas algumas dúvidas
    MEU EMAIL:https://www.facebook.com/geovana.santos.9083

    ResponderExcluir
  6. muito bom gostei bastante ... minha prova é sexta e to muto preocupada mais voçe me ajudo um pouco obrigada !

    ResponderExcluir
  7. :( tenho prova dessa praga de assunto hj, infelizmente ainda não entendo nada, mas valeu a intenção de ajudar os outros.

    ResponderExcluir
  8. explica de outra forma ?

    ResponderExcluir
  9. Gostei muuito m mas fiquei um pouco confusa , na parte do delta , pode explicar um pouco melhor ou adc no facebook .obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua explicação !! Cara você tem um bom nível de explicação, você é tão bom que até por internet conseguimos entender. E olha que matemática ás vezes é bem complicado. Tenho um Blogger (toptudoblogger@gmail.com) e se quiser dá uma passadinha tá? Fique a vontade. Fiz a muito pouco tempo, por isso ainda não tem alto nível de visualizações. Então muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. muito bom facil e pratico de forma simples de apreender >>

    ResponderExcluir
  12. Nao entendo isso kkk
    Mas valeu por tentar ajudar,o problema é que não tá dando mesmo

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada me ajudou muito mesmo.. estava preocupada pq vou fazer um concurso que irá cair equação do 2º grau e não fazia a minima ideia de como começa rsrs ja tinha esquecido tudo.. ha e uma dica ou uma ajuda também.. seria legal se vc colocasse alguns exercícios tirado de vestibulares e concursos, sei la.. iria ajudar pq assim a gnt vai treinando Dai.. Mas obgd msm eu adorei!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi tudo so não entendi o porque nas equaçoes q tem DELTA colocou um número 4 ali no meio. Da onde vc tirou aquele número 4 e botou ali???

    ResponderExcluir
  15. cara eu nn sei nada sera q vc poderia me dar agumas dicas me adiciona no face julio cesar

    ResponderExcluir
  16. Não entendi, tenho prova hoje sobre isso e não consegui aprender nada. Muito obrigado por tentar explicar.☘

    ResponderExcluir

Sua opinião,sua crítica: