Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Maquete da Bactéria de Biologia

Olá galera!
Estou aqui com um novo trabalho,e que por falta de tempo,não postei antes.
Dessa vez é sobre Biologia, Bactérias, tínhamos que fazer uma maquete de no mínimo duas bactérias.
Eu pesquisei,pesquisei e pesquisei,mas não achei como fazer essa maquete,o que mais gostei foi desse aqui de um outro blog que a menina fez,mas esse trabalho aí levou bem mais tempo,vejam as fotos dele:



Mas no blog não tinha falando os materiais usados,então decidi fazer eu e meu grupo com os matériais que achasse que desse certo.
Primeiro pensei em fazer de isopor,mas tem a parte redonda,como vcs veem na imagem,por isso o matérial é mais difícil e não dar pra fazer de isopor.
Pensei então em algo que desse pra modelar,pra fazer essa parte redonda,pensei então em argila, barro.
Fomos na olaria com meu grupo (5 integrantes no total) e lá pegamos um balde cheio de argila.
Joguei água pra ficar bem mole e fiz uma bolona,como se fosse um comprimido enorme.Daí fui tirando a parte onde ficava o citoplasma, ribossomos... até ficar tipo um berço.Depois peguei palitos de dente e enrolei na argila e coloquei na parte externa da futura bactéria,como se fossem os cílios.
Deixei então,por dois dias no sol,para secar,em seguida peguei tinta a oleo e pintei de verde,marrom e vermelho.
 Em seguida,coloquei cola de isopor,como se fosse o citoplasma e com massinha de modelar,fiz o DNA e os cromossomos,na ordem,amarelo e azul.O flagelo fiz também de massinha modelar
Pra ficar duro,coloquei ele em cima de uma churrasqueira com fogo.Secou por completo então.
Materiais usados:
-Argila;
-Cola de Isopor;
-Massinha de modelar;
-Tinta a óleo;
-Palitos de dente;
-Pincel.
Vejam as fotos:

Futura bactéria antes de colocar os cílios.
MAQUETE DA BACTÉRIA PRONTA
 
Maquete da bactéria no ponto de secar


32 comentários:

  1. ficou muito maneiro!! Em que blog vc viu essa primeira(verde)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o endereço do blog/post:
      http://universoparalelodaarte.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

      Excluir
    2. Oi oq vc usou no meio?
      Me fala o passo a passo do meio por favor.

      Excluir
    3. Massinha
      Ele faz diversas bolinhas azuis
      E depois faz uma cobrinha com amarelo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Se você fazer, vai aprender muito mais e sempre lembrará como é uma bactéria, pq vc a construiu.
      #DICA

      Excluir
  3. como é que faz essa bacteria vermelha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, pra fazer a bactérias vermelha, coloquei o passo a passo no blog, e para essa bactéria ficar vermelha, como ja dito no blog, é só pintar a tinta oleo a cor q preferir.

      Excluir
  4. oi.
    Tenho um trabalho para fazer uma maquete de uma bactéria, gostei muito dessa verde, gostaria de saber o nome dessa bactéria

    ResponderExcluir
  5. ei o q vc usou dentro da bactéria
    q ficou parecendo gelatina
    qual o nome daquilo
    preciso fazer um trabalho parecido com o seu
    mas não sei o q usar pra fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta está no texto: Usaram cola de isopor e depois pintaram.
      Espero ter ajudado

      # Isa Souza

      Excluir
    2. Viu essa tinta é a óleo a mesma que usa para pintar tela? seria muito bom ver o conteúdo dessa apostila que acompanha a peça.

      Excluir
    3. Viu essa tinta é a óleo a mesma que usa para pintar tela? seria muito bom ver o conteúdo dessa apostila que acompanha a peça.

      Excluir
    4. essa tinta eu reaproveitei quando estavam pintando minha casa..mas acho q essa dar sim

      Excluir
  6. Teria como fazer o PDF desse livrinho.É para o meu trabalho do dia da ciência vou fazer essa bactéria.


    # Isa Souza

    ResponderExcluir
  7. tenho de fazer a célula procariotica mas nao sei como pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. QUAL BACTERIA A SUA MAQUETE FOI BASEADA?!

    ResponderExcluir
  9. Qual e o nome dessa bactéria?

    ResponderExcluir
  10. Que trabalho maravilhoso!!!
    Essa é a bactéria mactobactéria?
    Lindissimo tralho!

    ResponderExcluir
  11. o que são aqueles dois circulos amarelos dentro do citoplasma da celula dessa bacteria aí?

    ResponderExcluir
  12. Quanto de argila vocês usaram? 100g, 1kilo....?

    ResponderExcluir
  13. Que bactéria vê essa?

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz uma hoje, mas fiz de bolo e usei sua foto como inspiração @sheilaacakes meu @ para quem quiser ir vê 🥰

    ResponderExcluir

Sua opinião,sua crítica: